‘The Last Family’ de Jan P. Matuszynski venceu o Lisbon & Estoril Film Festival

the-last-family_vencedor-leffest-2016

A 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival terminou ontem, dia 13 de novembro, e a anteceder o filme de encerramento do evento, ‘Animais Noturnos’ de Tom Ford, foram anunciados os vencedores do festival.

A cerimónia realizada no grande auditório do Centro Cultural de Belém, consagrou como grande vencedor o filme ‘The Last Family’ (Ostatnia Rodzina), um drama biográfico do realizador polaco Jan P. Matuszynski, que arrecadou o Grande Prémio Jaeger Le Coultre e o Prémio Revelação TAP.

O argumento do filme vencedor, escrito por Robert Bolesto, é baseado na história verídica de Zdzisław Beksiński, um pintor surrealista polaco, nascido em 1929, conhecido pelas suas obras distópicas e perturbadoras e pelas suas fantasias sexuais bizarras. Uma rotina diária de trabalho, sempre acompanhada por música clássica, torna Beksiński num artista de culto. A sua mulher Zofia, inspirada por valores católicos, tenta manter a família unida, mas as manifestações de violência e tentativas de suicídio do seu filho Tomasz revelam-se muito preocupantes. Empenhado em registar tudo com a sua câmara de vídeo, a saga de Beksiński desenrola-se através de pinturas, experiências de quase-morte, tendências de música de dança e funerais…

Entre os premiados do LEFFEST 2016, encontra-se também o drama escrito e realizado pelo israelita Elite Zexer, ‘Sand Storm’, que venceu o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa. O cineasta holandês Paul Verhoeven, com ‘Ela‘, levou o Prémio NOS, galardão que proporcionou ao público a oportunidade de escolher, pela primeira vez, aquele que consideravam o melhor filme do festival. O prémio de Melhor Curta-metragem foi para ‘The Sleeping Saint’, dirigida por Laura Samani.

O júri do festival foi composto por um dos cineasta homenageado nesta edição, Jerzy Skolimowski e ainda, André Saraiva e as atrizes Marthe Keller e Valentina Lodovini.

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes