Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski vão ser homenageados no LEFFEST 2016

leffest 2016_Godard e Skolimowski

O 10º Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST já está em marcha, ao ser anunciado que na edição deste ano, que vai decorrer entre 4 e 13 de Novembro, serão apresentados ciclos de homenagem a Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski e também uma retrospectiva de Teresa Villaverde.

Na homenagem ao francês Godard, um dos mais importantes e influentes cineastas dos últimos 50 anos, está incluída uma retrospectiva completa da sua obra (cerca de uma centena de filmes) e um simpósio internacional. ‘Adeus à Linguagem‘ é um dos títulos mais recentes do realizador, sendo também um dos responsáveis de um segmento de ‘Pontes de Sarajevo’, ambos de 2014.

Jerzy Skolimowski, que foi convidado e vencedor do Prémio Melhor Filme da edição de 2015, com o filme ’11 Minutos’, é o pioneiro do novo cinema polaco e dos nomes marcantes da nova vaga do cinema europeu. Neste regresso ao Festival, vai ser homenageado com uma retrospectiva integral da sua obra, sendo também um dos júris da Seleção Oficial do 10º LEFFEST.

Também a portuguesa Teresa Villaverde e os actores que com ela têm trabalhado, vão marcar presença no evento deste ano, onde será exibida em retrospectiva, a sua obra completa. O mais recente projeto da realizadora é o drama ‘Colo’, que ainda não tem data definida para a estreia nos cinemas. Dirigiu também o segmento “Sara e a Sua Mãe” do filme ‘Pontes de Sarajevo’

Como tem sido habitual, o LEFFEST apresenta muitas outras iniciativas em paralelo com as exibições cinematográficas, como exposições, conferências, apresentações de livros, concertos, leituras e outros espectáculos.

Veja o spot de apresentação do Festival e o poster oficial:

leffest 2016_poster

Fonte: LEFFEST

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes