Alambique lançou a Cinema Bold e desafia o público a fazer parte do Scope 100

cinema-bold_scope-100

A distribuidora portuguesa Alambique, lançou recentemente a Cinema Bold, uma nova chancela que é ao mesmo tempo um desafio ao público e ao mercado, numa era em que as salas de cinema deixaram de ser o espaço central para a visualização de filmes.

Após um período experimental desenvolvido ao longo dos últimos anos, a Cinema Bold propõe-se a efectuar 12 lançamentos anuais de filmes independentes. Na última quinta-feira de cada mês, ocorre a estreia nacional nos cinemas portugueses, em simultâneo com a edição em DVD e nas plataformas video-on-demand (VOD).

E é já este mês que chega a primeira estreia, o documentário sobre a Internet, ‘Eis o Admirável Mundo em Rede‘ (Lo and Behold, Reveries of the Connected World), do realizador Werner Herzog, visto recentemente no Doclisboa. No dia 24 de novembro, o filme vai estar em exibição em 12 salas, antecedido da curta-metragem de Gabriel Abrantes, ‘A Brief History of Princess X’. Estará disponível em DVD e VOD, a partir de 1 de dezembro.

Foram também anunciados os títulos dos filmes que se seguem na programação. Em dezembro, estreia ‘A Desaparecida, o Aleijado e os Trogloditas‘ (Bone Tomahawk), com protagonismo de Kurt Russell. Em janeiro de 2017, teremos ‘A Criada’ do cineasta coreano Park Chan-wook e em fevereiro, ‘Os Olhos de Minha Mãe‘ (The Eyes of My Mother), com protagonismo da atriz portuguesa Kika Magalhães.

Nos primeiros 6 meses, os filmes poderão ser vistos nas seguintes 12 salas: Lisboa (Alvaláxia, Classic Alvalade e Ideal), Grande Porto (Parque Nascente), Coimbra (Alma Shopping), Almada (Fórum Almada), Aveiro (Fórum Aveiro), Braga (Braga Parque), Cascais (Cinema da Villa), Faro (Fórum Algarve), Leiria (Cinema City) e Setúbal (Cinema City).

SCOPE 100: 100 Participantes. 7 Filmes. 1 Decisão.

Uma das iniciativas originais da Cinema Bold, consiste na escolha de um filme que será sempre estreado em março de cada ano. A decisão será feita pelos 100 cinéfilos que se inscrevam na comunidade Scope 100, um projeto europeu de promoção e divulgação do cinema que pretende aprofundar a ligação entre os mais recentes e relevantes filmes independentes e os seus espectadores. A iniciativa envolve 10 países europeus através da colaboração de 10 distribuidoras locais, permitindo ao espectador ter uma última palavra na escolha de um filme que quer ver distribuído em Portugal.

O grupo de 100 participantes irão ter acesso exclusivo a 7 filmes recentes – obras já apresentadas nos principais festivais internacionais, e que representam algumas das mais ambiciosas e arrojadas propostas cinematográficas do ano. Irão visioná-los, avaliá-los, discuti-los entre si e, no final, seleccionar aquele que julguem merecedor de chegar às salas de cinema nacionais. Os participantes estarão também envolvidos de forma activa na concepção da campanha de promoção, havendo prémios para os principais contributos.

As inscrições estão abertas a qualquer pessoa (maior de 18 anos), e o requisito mais importante é mesmo gostar muito de cinema. Os interessados podem consultar o regulamento e inscrever-se até ao dia 25 deste mês, em Cinema Bold/Scope 100.

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes