‘A Trança de Inês’: Livro de Rosa Lobato de Faria vai chegar ao cinema

‘A Trança de Inês’, livro da poeta, escritora, compositora e atriz Rosa Lobato de Faria (1932-2010), vai ser adaptada ao cinema pelo realizador António Ferreira, cineasta que começou a delinear este projeto há dez anos, após ter lido o romance da autora.

Segundo Antónia Ferreira, o livro transmitiu-lhe “um certo carácter existencialista”, inspirado no amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, história que já foi contada no teatro e em bailados e que aborda a intemporalidade do amor.

Em declarações à agência Lusa, o cineasta português referiu que nesta abordagem para o cinema optou por seguir mais o “mito da história factual” de Pedro e Inês, mas que pretende manter a ideia presente no livro de Rosa Lobato de Faria, o ressoar da mesma história, mas noutros tempos, “um tempo imaginário”.

O realizador explicou também que, no argumento a história será contada em três tempos diferentes, narrado no ponto de vista de “homem internado num hospital”, que, sob o efeito de drogas, “tem visões”, recordando três vidas diferentes.

O filme vai começar a ser rodado entre março e abril, e será filmado em Coimbra, cidade onde Pedro e Inês tinham encontros românticos, nos jardins da Quinta das Lágrimas e onde viveram durante anos, nos Paços de Santa Clara.

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes