“The Cave”: Filme sobre o resgate na gruta da Tailândia conta no elenco com os próprios heróis da vida real

The Cave filme sobre o resgate da gruta na Tailandia

No ano passado, a extraordinária operação de resgate na gruta Tham Luang, na Tailândia, foi o tema das manchetes em todo o mundo. Pouco tempo depois, começaram a surgir notícias sobre o desenvolvimento de filmes para contarem a história, mas ainda não se sabe quantos deles irão avançar.

Um deles já está garantido e tem o título “The Cave”, filme que já se encontra em pós-produção e foi filmado em tailandês, chinês e inglês, com realização de Tom Waller, que escreveu o guião com Don Linder e Katrina Grose, com a particularidade de que, segundo a Variety, irá contar no elenco com os próprios heróis da vida real, participantes na ação de salvamento da equipa de futebol e o seu treinador, que ficaram presos naquela gruta.

O filme irá apresentar centenas de extras, uma mistura de atores e aqueles que estiveram presentes no próprio evento, incluindo o mergulhador belga Jim Warny, os instrutores de mergulho Erik Brown, do Canadá, o finlandês Mikko Paasi e o instrutor chinês de mergulho em cavernas, Tan Xiaolong. O jornalista americano Todd Ruiz, que cobriu os eventos nas grutas de Tham Luang para o jornal de língua inglesa Khao Sod, repete o seu papel como repórter.

O adolescente tailandês Ekawat Niratworapanya lidera o elenco como Aekkaphol Chantawong, o treinador de futebol que levou os 12 jogadores da equipa dos Wild Boars, que ficaram encurralados pelas subita subida das águas devido às chuvas de monção. O técnico foi o responsável por manter os rapazes vivos e calmos durante os 18 dias que ficaram presos a 1000 metros abaixo da superfície.

O americano James Edward Holley fez a sua estreia como ator em longas-metragens, interpretando um major da Força Aérea dos EUA que também esteve envolvido, bem como, Jumpa Saenprom, um artista do folclore tailandês, no papel de Mae Bua Chaicheun, um agricultor local que largou tudo e dirigiu-se para om local para ajudar.

“Queria que o filme fosse um retrato honesto dos eventos que aconteceram na gruta de Tham Luang e decidi optar por uma abordagem mais autêntica, tomando a história do ponto de vista de alguns dos heróis desconhecidos que participaram na operação. Como o próprio resgate, eu queria que o elenco fosse formado por personagens locais e internacionais, falando a sua própria língua”, disse Waller à Variety.

“The Cave” foi produzido pela empresa De Warrenne, produtora de Waller, com a francesa Wild Bunch a liderar as vendas internacionais dos direitos do filme, que se espera que ainda seja lançado nos cinemas tailandeses no final deste ano.

O angustiante resgate decorreu ao longo de três dias, de 8 a 10 de julho. Durante a operação, um Navy Seal tailandês morreu numa passagem submarina e outros três foram hospitalizados quando os seus tanques de oxigénio esgotaram.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *