Terry Gilliam tem em desenvolvimento a adaptação de “Mr. Vertigo”

Terry Gilliam e Ralph Fiennes na adaptação de Mr. Vertigo

Depois de mais de duas décadas a tentar levar aos cinemas “O Homem que Matou D. Quixote“, Terry Gilliam está a retomar o desenvolvimento de um projeto que anunciou em 2011. De acordo com a notícia do The Playlist, Gilliam já está a trabalhar na adaptação do romance publicado em 1994, “Mr. Vertigo”, de Paul Auster, que se encarregará de escrever o guião.

“Tinha doze anos quando caminhei sobre as águas pela primeira vez”, diz a sinopse ofical do livro, acescentando que começa assim a história de Walter Claireborne Rawley, conhecido em toda a América como o Rapaz Prodígio. Estamos no final dos anos 20, Walter é um órfão resgatado das ruas pelo misterioso Mestre Yehudi, que o alicia com a promessa de o ensinar a voar. Um desafio às leis da natureza que os coloca numa situação peculiar perante o Homem, Deus e o Universo. Unidos por tão bizarra combinação de espiritualidade e mundanismo, mestre e discípulo percorrerão uma vasta e vibrante América, onde se cruzam com pecadores, ladrões e vilões, desde o Ku Klux Klan do Kansas até à máfia de Chicago.

A ascensão de Walt à fama e à fortuna espelha, em última instância, a passagem da América à maioridade, a capacidade de adaptação e resistência de ambos é constantemente posta à prova, numa história que pode ser a de cada um de nós. Num romance que contempla com naturalidade o lado mágico e improvável da vida, é-nos revelado um segredo: voar, afinal, é fácil.

O protagonismo estará a cargo de Ralph Fiennes, ator que foi sempre a primeira escolha de Gilliam, mas que na altura acabou por ser excluído por ser considerado que não era passível de ser financiado. Fiennes, que foi visto nos nossos cinemas em “007 – Spectre” e “Salve, César!“, está previsto regressar em novembro com “Holmes and Watson”, filme de Etan Cohen.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *