“Roma”, de Alfonso Cuarón, é o representante do México aos Óscares 2019 e aos Prémios Goya

Roma de Alfonso Cuarón representa México nos Óscares 2019

A Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas (AMACC), selecionou “Roma”, o mais recente filme do realizador Alfonso Cuarón, para representar o México nos Óscares 2019, assim como, na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

O filme, escolhido por uma comissão composta por mais de 200 pessoas, foi filmado em espanhol e a preto e branco, tendo conquistado recentemente o Leão de Ouro na última edição do Festival de Veneza, a primeira grande distinção num importante festival conseguida pela Netfflix. Foi também exibido nas apresentações especiais do Festival de Toronto, que terminou ontem, 16 de setembro.

Confira a lista dos filme já submetidos ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira de 2019.

Segundo a AMACC, o filme é “o projeto mais pessoal do vencedor do Óscar de Melhor Realizador [Gravidade – 2013], Alfonso Cuarón”, que conta a história de Cleo (YalitzaAparicio), uma jovem empregada doméstica de uma família da classe média no bairro Roma, da Cidade do México.

“Criando uma carta de amor artística às mulheres que a criaram, Cuarón baseou-se na sua própria infância para criar um retrato emotivo e vivido do conflito doméstico e da hierarquia social no meio da crise política dos anos 70”, comentou a Academia mexicana.

As submissões para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira encerram a 1 de outubro. Os nomeados serão revelados a 22 de janeiro e os vencedores Conhecidos na cerimónia da 91ª edição dos Óscares a 24 de fevereiro de 2019. A 33ª Edição dos Prémios Goya está anunciada para o dia 2 de fevereiro, na cidade espanhola de Sevilha.

Artigos relacionados