“Papa Francisco: Um Homem de Palavra”: Trailer português do documentário de Wim Wenders

A Universal Pictures Portugal divulgou hoje o primeiro trailer legendado em português de “Papa Francisco: Um Homem de Palavra” (Pope Francis: A Man of His Word), escrito e realizado por Wim Wenders, mais do que documentário biográfico sobre o Papa Francisco, é uma viagem pessoal com ele.

A 13 de março de 2013, o Cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, torna-se o ducentésimo sexagésimo sexto pontífice da Igreja Católica. É o primeiro Papa do continente americano, o primeiro do hemisfério sul, o primeiro Jesuíta como bispo de Roma, mas principalmente, o primeiro Papa a escolher o nome Francisco, tal como o Santo Francisco de Assis (1181-1226), um dos mais venerados santos Cristãos, que dedicou a sua vida à “Santa Pobreza” e a um profundo amor pela natureza e todos os seres vivos na “Irmã Mãe Terra”.

Uma rara coprodução com o Vaticano, onde as ideias do Papa e a sua mensagem são pontos centrais neste documentário que nos mostra o seu trabalho e as suas respostas às questões globais dos nossos dias, tais como, a morte, a justiça social, imigração, ecologia, desigualdades de riqueza, materialismo e o papel da família.

A partir de questões de pessoas de todas as classes sociais, o Papa Francisco responde a agricultores e trabalhadores, refugiados, crianças e idosos, prisioneiros e àqueles que vivem em favelas e em campos de migrantes.

Ao longo do filme, o Papa Francisco partilha a sua visão sobre a Igreja e suas grandes preocupações com os pobres, o seu envolvimento em questões ambientais e justiça social, e a sua intervenção para a paz em áreas de conflito e entre todas as religiões do mundo.

Existe também uma presença do Santo Francisco no filme, fazendo uma ligação à origem do nome do Papa, através de contos sobre momentos lendários da vida do Santo, enquanto reformista e ecologista.

A estreia nos cinemas portugueses está marcada para o dia 31 de maio.

Artigos relacionados