Óscares 2019: As nossas apostas e saiba onde pode ver a cerimónia em direto na TV em Portugal

Oscares 2019 palpites e onde ver

Com ou sem apresentador, Óscares são Óscares e já estamos a poucas horas de começar a maior cerimónia do cinema mundial. Se está em Portugal e quer acompanhar pela TV a gala em direto, apenas tem que sintonizar o Canal FOX ou o FOX Movies, neste sem qualquer tradução ou legendagem em português, a partir 01:00 h da manhã ou uma hora mais cedo para assistir à passadeira vermelha.

Apesar de não sermos especializados em críticas e estarmos mais centrados na divulgação de notícias, não significa que a equipa de FilmPT não tenha uma opinião sobre quem poderá vencer as estatuetas douradas nas respetivas categorias.

Os nossos palpites tiveram em conta as análises feitas à performance dos nomeados durante a temporada de prémios, à visualização de muitos dos filmes indicados e às previsões feitas por conceituados portais que seguem de muito perto todas as atividades em Hollywood.

Durante a noite do próximo domingo, dia 24 de fevereiro (madrugada de segunda-feira em Portugal), ficaremos a saber quem sairá da 91ª edição dos Óscares com as estatuetas douradas. Como tem sido habitual, vamos acompanhar a cerimónia e sempre que seja revelado um vencedor, a notícia será atualizada na hora.

Como resultado final, apresentamos os prováveis vencedores das 24 categorias. Esteja atento e confira se as nossas previsões estavam certas ou erradas.

MELHOR FILME

O principal prémio da cerimónia coloca os oito nomeados em condições de arrebatar a estatueta dourada, mas “Green Book – Um Guia Para a Vida” e “Roma” da Netflix, estão na linha da frente para conquistar o almejado prémio. Só com uma grande surpresa é que “Bohemian Rhapsody” sobe ao palco.

A nossa aposta: “Green Book – Um Guia Para a Vida

MELHOR REALIZADOR

Alfonso Cuarón (Roma) e Spike Lee (BlacKkKlansman – O Infiltrado) assumiram-se como os principais candidatos, mas o primeiro emergiu como o favorito na temporada de prémios e muito dificilmente perderá o Óscar. Peter Farrely (Green Book) e Bradley Cooper (Assim Nasce Uma Estrela) são os grandes ausentes das nomeações.

A nossa aposta: Alfonso Cuarón por “Roma”

MELHOR ATOR

Nesta categoria, a estatueta pode cair nas mãos de um dos dois protagonistas de filmes biográficos: Rami Malek (Bohemian Rhapsody) ou Christian Bale (Vice). Na nossa opinião, Ethan Hawke por “No Coração da Escuridão”, também deveria estar entre os indicados.

A nossa aposta: Rami Malek (Bohemian Rhapsody)

MELHOR ATRIZ

Na liderança feminina, só Olivia Colman (A Favorita) pode destruir a festa de Glenn Close (A Mulher). Não acreditamos que Lady Gaga (Assim Nasce uma Estrela) e Yalitza Aparicio (Roma) estejam à altura das primeiras.

A nossa aposta: Glenn Close (A Mulher)

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Dominador desta temporada de prémios, Mahershala Ali (Green Book) é o grande favorito para a vitória final. Richard E. Grant (Can You Ever Forgive Me?) ainda mantém uma réstia de esperança.

A nossa aposta: Mahershala Ali (Green Book)

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

A escolha da vencedora será mais renhida que na categoria masculina, mas tudo indica que Regina King (Se Esta Rua Falasse) levará o prémio. No entanto, Rachel Weisz (A Favorita) ainda tem uma palavra a dizer.

A nossa aposta: Regina King (Se Esta Rua Falasse)

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

A escolha está difícil, mas “Green Book” e “A Favorita” têm um ligeiro avanço sobre a concorrência.

A nossa aposta: “Green Book”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

Ao contrário da anterior, o vencedor está praticamente definido. “BlacKkKlansman: O Infiltrado” tem tudo para levar o prémio, mas “Can You Ever Forgive Me?” pode baralhar as contas.

A nossa aposta: “BlacKkKlansman: O Infiltrado”

MELHOR ANIMAÇÃO

Gostamos muito de ver “Ilha dos Cães”, mas o duelo será entre “Homem-Aranha: No Universo Aranha” e “The Incredibles 2: Os Super-Heróis”. Como o primeiro dominou as premiações rumo ao Óscar, deverá ser coroado como melhor filme animado.

A nossa aposta: “Homem-Aranha: No Universo Aranha”

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Mais uma categoria em que o prémio já está decidido. “Roma”, o representante do México, dará à Netflix mais uma estatueta. Só mesmo a produção da Polónia, “Guerra Fria – Cold War”, pode causar uma das surpresas da noite.

A nossa aposta: “Roma”

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Mais um batalha pelo Óscar. “Free Solo” e “RBG” são os principais candidatos, com “Minding the Gap” à espera de uma surpresa.

A nossa aposta: “RBG”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Uma aposta difícil. Apesar de “Black Panther” ser fantástico e “O Regresso de Mary Poppins” também ter algumas chances, a escolha deverá recair em “A Favorita”.

A nossa aposta: “A Favorita”

MELHOR GUARDA ROUPA
Tal como na categoria anterior, os três filmes reúnem condições para vencer, mas mais uma vez “A Favorita” deverá levar o Óscar.

A nossa aposta: “A Favorita”

MELHOR FOTOGRAFIA

Os membros da Academia decerto já escolheram “Roma”, no entanto, mas com poucas hipóteses, também é de prever a vitória de “Guerra Fria – Cold War”.

A nossa aposta: “Roma”

MELHOR MONTAGEM

Esta ano a categoria está muito complicada, mas apostamos no vencedor do BAFTA, “Vice”, mas também temos de contar com “Bohemian Rhapsody”.

A nossa aposta: “Vice”

MELHOR MAQUILHAGEM E PENTEADOS

Se fosse um jogo de póquer, apostaríamos todas as fichas em “Vice”.

A nossa aposta: “Vice”

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL

Tudo indica que o filme de super-heróis “Black Panther” vai ganhar o Óscar e não será nenhuma surpresa se o filme “Se Esta Rua Falasse” vencer, já que, foi o mais elogiado de todos.

A nossa aposta: “Black Panther”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Mais um “all-in”. Aqui está o primeiro Óscar para Lady Gaga.

A nossa aposta: “Shallow” (Assim Nasce Uma Estrela)

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

Com vários prémios durante a temporada, “Bohemian Rhapsody” parte na linha da frente e certamente não deixará escapar o troféu para o outro grande candidato, “O Primeiro Homem na Lua”.

A nossa aposta: “Bohemian Rhapsody”

MELHOR MISTURA DE SOM

Os dois candidatos da categoria anterior voltam a enfrentar-se e possivelmente o vencedor será o mesmo: “Bohemian Rhapsody”. Contudo, “O Primeiro Homem na Lua” ainda tem chances de ganhar algo numa destas categorias.

A nossa aposta: “O Primeiro Homem na Lua “

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Três filmes baralham as contas. “Vingadores: Guerra do Infinito”, “O Primeiro Homem na Lua” e “Ready Player One – Jogador 1”.

A nossa aposta: “O Primeiro Homem na Lua “

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

É provável que “Bao” se destaque no meio de todos os indicados, mas “One Small Step” também tem muitas hipóteses de triunfar.

A nossa aposta: “Bao”

MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION

Também aqui há duas curtas em imagem real em condições de levar a estatueta: “Marguerite” e “Skin”.

A nossa aposta: “Marguerite”

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

“Black Sheep” e “Period. End Of Sentence” vão disputar o título.

A nossa aposta: “Black Sheep”

Artigos relacionados