“Happy Winter”, de Giovanni Totaro, foi o vencedor da 11ª Festa do Cinema Italiano

happy winter_vencedor festa cinema italiano 2018

O documentário “Happy Winter” (Buon Inverno), primeira obra de Giovanni Totaro, foi o vencedor da 11ª Festa do Cinema Italiano ao vencer o Prémio do Júri, atribuído unanimemente por Francisco Valente, Paula Brito Medori e Pedro Cabeleira, o júri desta edição.

“Pela originalidade da sua proposta e pela liberdade do seu gesto, este filme constrói, a partir de um mosaico de vidas verdadeiras, um retrato lúdico, social e político complexo no qual reconhecemos não apenas um país mas, também, um microcosmo da realidade em que vivemos, tanto o seu lado eufórico como incerto”, foi a justificação apresentada pelos membros do júri.

“Cuori Puri”, drama de Roberto de Paolis, foi o filme preferido do público e vencedor do Prémio Canais TVCine & Séries. A primeira longa-metragem do realizador foi uma das revelações do Festival de Cannes, tendo sido nomeado na secção Caméra d’Or.

A encerrar a cerimónia de entrega dos prémios foi exibido o mais recente filme de Paolo Genovese, o drama “The Place”.

Organizado pela pela Associação Il Sorpasso, esta foi a edição que teve mais espectadores da história do festival e que agora, depois de decorrido em simultâneo em cinco cidades – Lisboa, Porto, Almada, Cascais e Setúbal, segue numa digressão por outras cidades do país e posteriormente em Angola, Moçambique e Brasil.

Artigos relacionados