Festival de Cannes: Filmes da Netflix impedidos de participar nas secções competitivas

O Festival de Cannes está a passar por uma fase de reorganização com a implementação de novas medidas. Numa entrevista à revista Film Français, Theirry Fremaux, delegado-geral do evento, anunciou que a Netflix está impedida de participar nas secções competivas, embora possam ser selecionados para as não competitivas.

Esta decisão é derivada da polémica que se instalou ao redor da seleção para a competição de 2017, de duas produções da Netflix, “Okja” e “The Meyerowitz Stories”. “No último ano, quando selecionei os dois filmes, pensei que conseguiria convencer a Netflix a lançar os filmes nos cinemas. Foi presunçoso da minha parte, e eles recusaram”, disse Fremaux.

Esta forma de distribuição da Netflix também está a ser alvo de críticas em outros quadrantes. Recentemente, Steven Spielberg afirmou que aqueles filmes não deveriam concorrer aos Óscares da Academia, já que são filmes para a TV e que apenas estreiam nas salas de cinema e são exibidos durante uma semana só para se qualificarem.

Esta resolução de Fremaux junta-se a outras anunciadas anteriormente e que, segundo as suas palavras, são “para fazer mexer as coisas”, passando logo pela data de início do festival para uma terça-feira e não a uma quarta como até aqui, para não coincidir com as estreias comerciais nas salas francesas que acontecem às quartas-feiras.

Também na edição deste ano, a imprensa deixará de visualizar os filmes antes de serem exibidos no festival, passando a vê-los ao mesmo tempo que o público, para evitar que as reações negativas da crítica afetem a produção nas decisões finais do júri.

“Sobre a passadeira vermelha, a trivialidade e a lentidão provocadas pela desordem criada pela prática das selfies prejudica a qualidade do desfile. Logo, de todo o festival”, explicou Fremaux, para justificar a sua decisão de proíbir as selfies.

A 71º Festival de Cannes vai decorrer entre 8 e 19 de maio e a programação oficial será anunciada a 14 de abril.

Artigos relacionados