FantasPorto 2015: Programa para sexta-feira, 27 de fevereiro

O programa Extreme Horror termina hoje e amanhã, sexta-feira, 27 de fevereiro, é o dia para o arranque oficial da programação do FantasPorto 2015, que vai decorrer na cidade do Porto, no Teatro Municipal Rivoli.

Antes da abertura oficial, às 14:00 horas, no Grande Auditório, será exibido o filme ‘Citizen Kane’ (1h 59m), integrado no Fantas Classic, em homenagem a Orson Welles, no ano comemorativo do centenário do seu nascimento.

O clássico de 1941, considerado um dos melhores filmes de sempre da história do cinema, segue a ascensão de um barão da imprensa americana, desde rapaz pobre, a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Segue-se às 16:15 horas, a celebração do 80º aniversário da estreia da obra do realizador Mark Sandrich, de 1935, ‘Top Hat’ (1h 08m). O filme intitulado em Portugal de ‘Chapéu Alto’, é um dos maiores momentos musicais do cinema e o mais popular da dupla Fred Astaire e Ginger Rogers.

Também incluído na homenagem a Wells, será exibido às18:15 horas, ‘Journey Into Fear’ (A Jornada do Medo – 1943 – 1h 08m). Terceiro filme de Orson Welles, escrito a partir de um romance de espionagem de Eric Ambler, passado na Turquia em vésperas de gurerra, que acabaria por lhe ser tirado das mãos pelos produtores, cabendo a Norman Foster o trabalho de o completar, sendo só este creditado no genérico.

Para abertura do FantasPorto 2015, vai ser exibido a partir das 21:00 horas, ‘Haemoo’ (2014 – 1h 51m) de Sung-bo Shim. A história segue Kang, o capitão de um navio de pesca, não satisfeito com os lucros que está a obter e que o leva a aceitar uma tentadora proposta para transportar imigrantes ilegais no porão de seu barco.

Pelas 23:30 h, pode assistir ao filme de Matthew Spradlin, ‘Bad Kids Go To Shell’ (2012 – 1h 33m), antecedido pela curta ‘Gliese 581’ (2015 – 40m) do cineasta Rianne Haak.

O filme de Spradlin passa-se na Academia Crestview, num dia tempestuoso e onde seis estudantes ficam retidos na escola por mau comportamento, começando a sofrer horríveis destinos. Mas quem será o culpado?

À noite (21:30 h) e no Pequeno Auditório será repetido o filme de Welles ‘Journey Into Fear’, seguindo-se ‘The Janitor’ (2014 – 1h 55m), filme realizado por Michael Tuviera.

O drama criminal é repleto de ação e narra os acontecimento ocorridos em 2011, do assalto ao Mabuha Savings Bank, em Lagunammais, nas Filipinas, a ação mais sangrenta da história daquele pais, em que os assaltantes profissionais levaram 10 milhões de pesos filipinos, aproximadamente 187 mil dólares e assassinaram impiedosamente dez empregados.

Mais informações no site oficial do FantasPorto.

Artigos relacionados