“Cyrano de Bergerac”: Comédia dramática regressa aos cinemas numa versão restaurada

Cyrano de Begerac - reposição nos cinemas em versão restauradaversao restaurada

Por iniciativa da Alambique Filmes, um dos maiores clássicos do cinema francesa, a comédia dramática de 1990, “Cyrano de Bergerac”, do realizador Jean-Paul Rappeneau, vai regressar aos cinemas portugueses num versão restaurada.

Protagonizado por Gérard Depardieu e Anne Brochet, o filme venceu o Óscar de Melhor Guarda Roupa e foi nomeado para as categorias de Melhor Actor, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Caracterização e Melhor Direcção de Arte.

A história acompanha Cyrano (Depardieu), que desde a infância ama a sua prima Roxanne (Brochet), mas nunca teve a coragem de lhe declarar essa paixão. Ele julga-se desfigurado, devido ao seu longo nariz, e admite nunca poder vir a ser amado por uma mulher. Pelo seu lado, Roxanne, que nutre por Cyrano uma enorme simpatia, tem como ideal de homem a beleza e o espírito. Ao conhecer Christian, Roxanne apaixona-se por ele, mas este é tímido e não consegue manter uma relação normal com uma mulher. É então que Cyrano ajuda Christian, escrevendo-lhe longas e belas cartas de amor que vão tornar ainda maior a paixão de Roxanne por Christian. Só que Christian não vai aguentar por muito tempo esta situação e Roxanne vai então descobrir o autor de tão belas cartas de amor…

“Cyrano de Bergerac” terá a sua antestreia na Festa do Cinema Francês com a presença do realizador, Jean-Paul Rappeneau, no dia 04 de Outubro e estreia nas salas de cinema portuguesas a 5 de Outubro.

Artigos relacionados