Conferência de Antoine Sire – As atrizes da Era de Ouro do Cinema

Conferencia Antoine Sire

No âmbito da 19ª Festa do Cinema Francês, vai realizar-se na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, às 15 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a conferência de Antoine Sire é um tributo à arte e resiliência das mulheres da era de ouro do cinema.

Mantendo-se fiel ao argumento exposto no seu livro “Hollywood, La Cité des Femmes”, publicado em 2016, o orador virá pela primeira vez a Portugal falar sobre a originalidade, o talento e a inteligência das atrizes que combateram, através do seu trabalho, a predominância e visão masculina impostas na direção cinematográfica da época.

Hollywood será o ponto de partida desta conversa, que não deixará de estabelecer o paralelismo com o cinema francês, evocando, a par das estrelas do cinema americano, a magia e genialidade de figuras como Annie Girardot, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve ou Daniele Darrieux.

A encerrar a conferência será anunciado o lançamento da primeira edição nacional do Mobile Film Festival — um concurso simples e inovador que pretende desafiar jovens cineastas, ou simplesmente amantes do cinema, a criar um filme de um minuto com recurso exclusivo a um dispositivo móvel.

A paixão de Sire pelo cinema levou-o a deixar a comunicação do BNP Paribas para escrever o seu livro, que segundo o próprio, foi escrito para “reabilitar o trabalho das atrizes durante a idade de ouro do cinema americano.”

Artigos relacionados