“Cinema Paraíso”: Filme de Giuseppe Tornatore regressa aos cinemas numa versão restaurada

Cinema Paraíso“, filme realizado em 1988 por Giuseppe Tornatore, vai regressar aos cinemas portugueses, numa versão restaurada, para assinalar o seu 30º aniversário. Esta reposição faz parte da parceria entre a Alambique Filmes e a 11ª Festa do Cinema Italiano.

Protagonizado por Philippe Noiret, Jacques Perrin e Enzo Cannavale, entre outros, o filme foi um grande sucesso e vencedor de vários prémios, entre os quais, o Óscar da Academia e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, assim como, o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes.

A película concilia a tradição do cinema popular transbordante de generosidade e referências cinematográficas, entre risos e lágrimas, tornando-se ao longo dos anos um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados.

A história do filme, Salvatore Di Vita (Perrin) é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.

O filme estará disponível a partir do dia 5 de abril, com antestreia marcada para o Cinema UCI El Corte Inglés, em Lisboa., estando também confirmadas exibições em salas da Grande Lisboa (O Cinema da Villa, Cinema City Beloura e Atlântida-Cine Carcavelos), no UCI Arrábida (Porto), Cinema City Leiria e Cinema City Setúbal.

A partir do dia 3 de maio, “Cinema Paraíso” poderá ser adquirido numa nova edição em DVD. Assista ao trailer:

Artigos relacionados