Cannes 2019 : Palmarés completo da 51ª edição da Quinzena dos Realizadores

Vencedores da Quinzena dos Realizadores Cannes 2019

Foram ontem anunciados os vencedores da 51ª edição da Quinzena dos Realizadores, uma mostra paralela não competitiva ao Festival de Cinema de Cannes, mas que a entidade organizadora, a Sociedade de Realizadores Franceses, decide atribuir prémios entre as obras exibidas.

O prémio mais importante, o Label Europa Cinemas para o Melhor Filme Europeu, foi atribuído à comédia dramática “Alice et le Maire”, a segunda longa-metragem do francês Nicolas Pariser, que conta no protagonismo com Fabrice Luchini, no papel de Paul Theraneau, um presidente da câmara de Lyon, que desgastado pela falta de nova ideias solicita a Alice Heimann (Anaïs Demoustier), uma jovem e brilhante filósofa, que lhe dê alguns conselhos.

Já o prémio SACD (Sociedade de Autores Dramáticos e Compositores) foi para “Une Fille Facile”, da conceituada e jovem realizadora francesa Rebecca Zlotowski (Planetário), um filme que conta a história de duas primas, Naima (Mina Farid), uma jovem de 16 anos e Sofia (Zahia Dehar) que decidem passar as férias juntas. Enquanto Naima tenta descobrir como será o seu futuro, Sofia, com um estilo de vida atraente, leva-a a passar um verão inesquecível.

No que diz respeito a curtas-metragens, onde o português Gabriel Abrantes concorreu com “Les Extraordinaires Mésaventures de la JeuneFille de Pierre “, o prémio foi para “Stay Awake, Be Ready” (Hãy T?nh Th?c và S?n Sàng), do realizador Pham Thien An.

Conforme tinha sido anunciado previamente, na abertura da Quinzena dos realizadores, John Carpenter, o famoso realizador norte-americano de filmes de terror e ficção científica, e também compositor da maior parte das músicas dos seus filmes, foi agraciado com o prémio de carreira, a famosa ” Carroça de Ouro” (Carrossel d’Or), atribuído pela Sociedade Francesa de Realizadores (SRF).

Artigos relacionados