42º Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho de 12 a 18 de novembro

42ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho 2018

Organizado pela Nascente Cooperativa de Acção Cultural juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, vai realizar-se entre os dias 12 e 18 de novembro, a 42ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que ocupará diferentes salas da cidade, nomeadamente o Centro Multimeios, Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho e o Auditório do Casino de Espinho.

A programação deste ano, que inclui 375 filmes oriundos de 43 países, dedica também uma mostra ao realizador sérvio Nikola Madjak (1927-2013), com a projeção de “Time of Vampires” (1971) e “Encyclopedia of a Hangman (1974)” e a secção temática Animação no Feminino, com curadoria da realizadora Regina Pessoa.

Na sessão oficial de abertura será exibido a animação biográfica “Mais Um Dia de Vida” (Another Day of Life), de Raúl de la Fuente e Damian Nenow, um extraordinário relato do trabalho do escritor e jornalista polaco Ryszard Kapuscinski sobre os três meses de Guerra Civil em Angola, em 1975.

A Competição Internacional integra 4 longas-metragens, 36 filmes de estudante e 44 curtas-metragens,entre as quais 6 produções nacionais”4 Estados da Matéria”, de Miguel Pires de Matos, “28 de Outubro”, de Tiago Albuquerque, “Razão Entre Dois Volumes”, de Catarina Sobral e “Ride”, Paul Bush, bem como, as co-produções luso-francesas “Agouro”, de David Doutel e Vasco Sá e “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães. O vencedor da competição de curtas será automaticamente indicado para a lista de pré-selecionados ao Óscar de Melhor Animação em Curta-Metragem. Na Competição Nacional, serão atribuídos os Prémio António Gaio e Jovens Cineastas.

Para além dos programas competitivos, o 42º Cinanima também propõe uma diversificada programação paralela com workshops, masterclasses gratuitas, exposições, oficinas, seminários, conferências, encontros com realizadores e ainda o Grande Panorama, uma secção que engloba as sessões da Sereia Animada e As Escolas Vêm ao Cinanima, destinado a crianças e jovens em idade escolar.

O preço dos bilhetes para o público em geral custam 3,5€ para as sessões competitivas e 2,5€ para as não competitivas. Para mais informações sobre a programação e condições especiais do preçário, consulte o site oficial do Cinanima.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *