“3 Novas Curtas Portuguesas” nos cinemas a partir de 14 de setembro

Vão ser exibidas nos cinemas, a partir do próximo dia 14 de setembro, três das mais recentes e notáveis curtas-metragens portuguesas, como exemplo da vitalidade da criação cinematográfica em Portugal e do seu impacto a nível internacional.

Com distribuição da Midas Filmes e integradas no programa “3 Novas Curtas Portuguesas”, a projeção começará com “Cidade Pequena” (19′) de Diogo Costa Amarante, seguindo-se “Coelho Mau” (30′) de Carlos Conceição e por fim, “Farpões Baldios” (25′), de Marta Mateus.

“Cidade Pequena” venceu (pela terceira vez para Portugal) o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2017. Protagonizado por Frederico Costa Amarante Barreto e Mara Costa Amarante, o filme acompanha Frederico, que um dia aprende na escola que as pessoas têm cabeça, tronco e membros, e que se o coração pára as pessoas morrem. Nessa noite, ele não dormiu. Acordou a mãe várias vezes de madrugada e disse-lhe que lhe doía o peito.

A coprodução luso-francesa “Coelho Mau”, aborda as relações entre dois irmãos (João Arrais e Júlia Palha), uma mãe ausente (Carla Maciel) e o seu amante (Matthieu Charneau), que vacilam entre a iminência da morte e o assombro face aos seus desejos. A ficção foi exibida na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Protagonizado por crianças e rodado no Alentejo, “Farpões Baldios” estreou em Cannes, na Quinzena dos Realizadores. Recentemente venceu o Grande Prémio da Competição Internacional do Curtas de Vila do Conde.

Assista ao trailer do programa “3 novas curtas portuguesas”: