19ª edição da Festa do Cinema Francês vai percorrer 11 cidades portuguesas

Organizada pelo Institut Français du Portugal, vai decorrer de 4 de outubro a 11 de novembro, a 19ª edição da Festa do Cinema Francês, evento que vai percorrer 11 cidades do país para dar a descobrir a melhor e mais recente cinematografia de produção francesa.

Esta edição que arranca hoje em Lisboa, tem como padrinho o realizador e argumentista Jean-Paul Rappeneau, que estará no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 4 de outubro, para fazer a abertura oficial desta edição com a exibição da versão restaurada do clássico “Cyrano de Bergerac”, protagonizada em 1990 por Gérard Depardieu. Num ciclo dedicado ao prestigiado cineasta poderão ver-se mais quatro dos seus célebres filmes.

A sessão de encerramento da edição lisboeta, a 14 de outubro, estará a cargo de Stéphane Brizé, que marcará presença durante a apresentação do seu último trabalho, o drama “Em Guerra”.

A programação inclui uma retrospectiva de Henri-Georges Clouzot (1907-77), uma das figuras mais célebres do período clássico do cinema francês, com a projeção de oito filmes, entre os quais “Le Salaire de la Peur” (O Salário do Medo), “Les Diaboliques” (As Diabólicas) eo documentário “Le Mystère Picasso”.

No ciclo ACID, em associação com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, é dado a conhecer ao público português seis filmes de realizadores desconhecidos ou que conhecemos mal, que estarão presentes numa série de masterclasses.

Entre as propostas para esta 19ª edição, estarão vários filmes em antestreia nacional e com distribuição já garantida nas salas portuguesas. Conheça os títulos e as datas previstas para a estreia:
– “A Outra…“, de Daniel Auteuil – Films4You (11/outubro)
– “Alad’Quê?“, de Lionel Steketee – Cinemundo (15/novembro)
– “Em Guerra”, de Stéphane Brizé – Alambique (1/novembro)
– “Em Liberdade!“, de Pierre Salvadori – Films4You (22/novembro)
– “A Aparição“, de Xavier Giannoli – Alambique (11/outubro)
– “Não Deixeis Cair em Tentação“, de Cédric Kahn – Outsider Films (11/outubro)
– “Histórias de uma Vida“, de Jean Becker – Outsider Films (15/novembro)
– “Ursinho Procura-se”, de Philippe Mechelen e Julien Hervé – Cinemundo (20/dezembro)
– “Ou Nadas Ou Afundas”, de Gilles Lellouche – Outsider Films (13/dezembro)

O evento conta ainda com muitos convidados e um tempo/espaço reservado às sessões escolares, debates, masterclasses, eventos paralelos e um universo da animação, cuja programação completa poderá ser consultada no site da Festa do Cinema Francês.

Confira as datas do evento nas outras dez cidades: Almada (10 a 14 outubro), Aveiro (16 e 17 outubro), Beja (6 e 9 novembro), Coimbra (16 a 21 outubro), Faro (6 e 9 novembro), Leiria (6 e 7 novembro), Porto (23 a 28 outubro), Seixal (7 a 10 novembro), Setúbal (9 a 11 novembro) e Viana do Castelo (24 a 26 outubro).

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *