12ª Festa do Cinema Italiano arranca hoje em Lisboa com “Noites Mágicas”, de Paolo Virzì

Festa do cinema italiano 2019

Já na 12 edição, arranca hoje em Lisboa a Festa do Cinema Italiano, um festival cinematográfico dedicado à cultura italiana, organizado pela Associação Il Sorpasso desde 2008, que este ano percorrerá 19 cidades portuguesas, seguindo depois para o Brasil, Angola e Moçambique.

Para a sessão de abertura foi escolhido o último trabalho de Paolo Virzi, a comédia “Noites Mágicas” (Notti Magiche), que será exibido em antestreia nacional, esta sexta-feira, 5 de abril, no Cinema São Jorge, a partir das 21:30 h. O encerramento do festival lisboeta, a 14 de abril, estará a cargo do drama de Valeria Golino, “Euforia”, filme que foi apresentado no Festival de Cannes.

Em declarações à agência Lusa, Stefano Savio, diretor do festival, declarou: “Temos quase 50 filmes recentes italianos, uma grande retrospetiva sobre o Nanni Moretti, concertos de música clássica, encontros musicais e gastronómicos. É uma programação muito interessante, entre curtas, documentários e sessões dedicadas à grande arte italiana.”

Na secção Competitiva, dedicado às primeiras ou segundas obras de novos autores italianos, concorrem sete filmes, cujo prémio será entregue por um júri internacional de profissionais do setor. O filme vencedor será exibido no Cinema Monumental.

Na retrospetiva dedicada a Nanni Moretti, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, serão apresentadas curtas-metragens e documentários inéditos, entre os quais, “Santiago, Itália“, que está previsto chegar aos cinemas portugueses em setembro.

Nas sessões especiais e em antestreia, serão exibidos “Lucia Cheia de Graça“, no dia 9 de Abril, às 21:30 h, nos Cinemas UCI El Corte Inglés, com a presença do realizador Gianni Zanasi e “Piranhas: Os Meninos da Camorra“, de Claudio Giovannesi, dia 12, às 21:30h, no Cinema São Jorge. A programação inclui também “Loro 1” e “Loro 2”, de Paolo Sorrentino, entre outros.

Alguns grandes clássicos do cinema italiano marcarão presença na secção Amarcord e na Altre Visione serão apresentados uma série de obras que surpreendem pela originalidade estética e a experimentação. A secção especial Make Italy Great Again – A Itália não é um pais racista, dedicada a filmes que retratam como, em Itália, apesar de um clima político e social adverso, existem ainda pessoas e movimentos que lutam por tornar este país uma terra acolhedora para quem precisa e está à procura de um porto seguro.

As atividades paralelas incluem um tributo a Fabrizio De André, um concerto com 4 Canções Italianas, de Pedro Teixeira da Silva, Babel Food: A Comida não é Espetáculo, Aperitivos, Rota dos Sabores, Exposições, Festas e a Piccolini, um espaço com filmes e atividades para os mais pequenos conhecerem o mundo infantil italiano.

Para mais informações consulte o site oficial da 12ª Festa do Cinema Italiano.

Depois de Lisboa, o festival vai percorrer as seguintes 18 cidades portuguesas:

Almada – 10 a 13 de abril – Auditório Fernando Lopes-Graça
Alverca do Ribatejo – 12 e 13 abril – TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério
Aveiro – 15 e 16 abril – Teatro Aveirense
Beja – 6 a 8 maio – Pax Júlia Teatro Municipal
Caldas da Rainha – 8 a 10 maio – CCC – Centro Cultural de Congressos
Coimbra – 9 a 11 abril – TAGV – Teatro Académico Gil Vicente
Évora – 14 a 17 de abril – Auditório Soror Mariana
Loulé – 23 a 26 maio – Cine-Teatro Louletano
Moscavide – 13 e 14 abril – Cine Moscavide
Penafiel – 13 e 14 abril – Cinemax
Porto – 10 a 14 abril – Cinema Trindade
Setúbal – 11 a 14 abril – Auditório Charlot
Tomar – 14 a 18 maio – Cine-Teatro Paraíso
Viseu – 1 a 3 maio – Cineclube de Viseu

Com data e programação por anunciar:
Abrantes, Funchal, Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *