12 cidades portuguesas vão acolher a 18ª edição da Festa do Cinema Francês

Organizada pelo Institut Français du Portugal, com a Embaixada de França e a rede de Alliances françaises em Portugal, vai decorrer de 5 de outubro a 12 de novembro, a 18ª edição da Festa do Cinema Francês, que vai andar pelo país dando a descobrir a melhor e mais recente cinematografia de produção francesa.

A edição deste deste ano, vai levar a sua programação a 12 cidades portuguesas: Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Leiria, Porto, Aveiro, Faro, Beja, Seixal, Viana do Castelo e Setúbal.

Entre as propostas para esta 18ª edição, estarão vários filmes em antestreia, para todos os gostos e idades, desde documentários, dramas, comédias, policiais e até de animação. No ciclo dedicado ao Padrinho, este ano apadrinhado por Arnaud Desplechin (Os Fantasmas de Ismael), serão exibidos alguns filmes deste grande nome da cinematografia contemporânea francesa. Haverá ainda uma retrospectiva integral da obra de Jean-Pierre Melville, O Samurai, em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Fundação JeanPierre Melville.

Na programação consta ainda o Ciclo ACID, em parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, que promete mais uma vez, dar a conhecer a pluralidade de olhares e a diversidade do cinema francês de hoje. Serão exibidos sete filmes com a presença de alguns realizadores e atores.

O evento tem sempre um tempo/espaço reservado às sessões escolares, debates, masterclasses e eventos paralelos que completam a programação.

Para a abertura do certame em Lisboa, a 5 de outubro, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, foi escolhido o documentário “Lumière! A Aventura Começa“, de Thierry Frémaux, cineasta que marcará presença durante a exibição do filme.

Confira agora as salas, as cidades e as salas por onde passará a 18ª Festa do Cinema Francês:

LISBOA – 5 a 15 de Outubro, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e UCI Cinemas
ALMADA – 11 a 15 de Outubro, Auditório Fernando Lopes-Graça – Fórum Romeu Correia
CASCAIS – 12 a 15 de Outubro, O Cinema da Villa
COIMBRA – 17 a 22 de Outubro, Teatro Académico Gil Vicente
LEIRIA – 19 a 21 de Outubro, Teatro Miguel Franco
PORTO – 23 a 29 de Outubro, Rivoli Teatro Municipal
AVEIRO – 2 e 3 de Novembro, Teatro Aveirense
FARO – 7 a 10 de Novembro, Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras
BEJA – 7 a 11 de Novembro, no Pax Julia
SEIXAL – De 8 a 11 de Novembro, Auditório Municipal – Fórum Cultural do Seixal
VIANA DO CASTELO – 8 e 9 de Novembro, Teatro Sá da Bandeira
SETÚBAL – de 10 a 12 de Novembro, Cinema Charlot – Auditório Municipal

A programação completa por cidades pode ser consultada no site oficial da Festa do Cinema Francês.

Artigos relacionados